Não deixe de consultar o Blog dos Vereadores eleitos pelo PS em http://fazerporsalvaterra.blogspot.com - Não deixe de consultar o Blog dos Vereadores eleitos pelo PS em http://fazerporsalvaterra.blogspot.com

terça-feira, abril 29, 2008

MÊS DA ENGUIA

No passado mês de Março, decorreu mais um Mês da Enguia no Concelho de Salvaterra de Magos. Iniciativa louvável, e de grande mérito, na promoção de uma das melhores marcas do nosso Concelho: o Rio Tejo.

Todos temos consciência da crescente necessidade de desenvolver as economias locais de forma sustentada. Como tal, o turismo gastronómico é certamente um vector dinâmico. Como boas práticas, basta referir, por exemplo, o Festival Nacional de Gastronomia em Santarém, e o movimento anual de milhares de pessoas em Almeirim. Neste último caso, para que todo o país possa degustar a famosa Sopa da Pedra na sua terra de origem.

Se no conceito e no simples facto da sua realização, o Mês da Enguia é uma boa aposta, na programação está desequilibrado, e na promoção é uma grande desilusão:

a) É uma boa aposta no conceito e na sua realização, porque coloca o Concelho de Salvaterra de Magos na rota do turismo gastronómico, com os efeitos positivos que isso pode trazer ao desenvolvimento da economia local;

b) A programação é desequilibrada porque concentra na sua totalidade os iniciativas complementares ao Mês da Enguia na Freguesia de Salvaterra de Magos, quando devia ser muito mais desconcentrada pelas outras cinco Freguesias;

c) Na promoção é uma desilusão porque se limita a dúzia e meia de cartazes e de folhetos (que este ano saíram com informações incorrectas, nomeadamente nos horários, num claro sinal de copiar/colar sem correcção), espalhados pelo Concelho, e a uns poucos outdoor’s dentro do Concelho e fora deste (pelo menos um, junto às portagens de Alverca da A1 no sentido Sul-Norte).

Mais empenho e profissionalismo são exigidos.

Tenho ao longo dos anos, em nome do Partido Socialista, apresentado um conjunto de propostas que visaram sempre a aumento da qualidade da organização deste evento.

Este ano, mais uma vez, apresento um conjunto de propostas, que o PS a governar o Município de Salvaterra de Magos, certamente implementava… e implementará… de modo a gerar equidade e equilíbrio na participação das freguesias do Concelho.

Em primeiro lugar, tem de se apostar numa utilização das tecnologias de informação, potenciando até ao limite, a escala mundial de divulgação que tal tecnologia permite. Não é possível limitar tal utilização a um site de uma empresa privada, como aconteceu nos últimos anos.

Mas a estratégia de comunicação não pode ficar pela divulgação electrónica. O Concelho tem de se transformar durante o mês de Março. O clima festivo tem de imperar, a exemplo do que acontece nestes dias em Samora Correia e Benfica do Ribatejo. É impossível passar por estas duas localidades, servidas pela E.N. 118, tal como nós, sem perceber que irá decorrer um evento local.

Fundamental para o sucesso da iniciativa é a programação descentralizada de novas actividades complementares à Enguia.

Percebemos e compreendemos que se tente utilizar sinergias e salvar o Mês da Enguia à custa de actividades já consolidadas, tais como o Konta- Kilómetros, os 12 Kms de Salvaterra de Magos - Prova Prof. António Lopes, as exposições no Centro de Interpretação e Educação Ambiental, o Festival de Ranchos Folclóricos no Cais da Vala, este ano com a Taça do Ribatejo em Canoagem no Cais da Vala e a prova de BTT da Glória do Ribatejo.

Facilmente concluímos que o Município está refém e não constrói linhas de fuga. Ou seja, grande percentagem das actividades continuam a ser realizadas na Freguesia Sede do Concelho, e ponto final. Como entidade organizadora, não pode promover tal desequilíbrio.

Descentralizar é vital para fazer vingar o Mês da Enguia como uma festa concelhia e não como mais uma festa da freguesia, como já o são as Festas do Foral e até a Equimagos.

É preciso mobilizar as associações / colectividades de todas as freguesias, e fomentar a realização de torneios internacionais de Futsal e Andebol nas freguesias de Marinhais e Glória do Ribatejo, assim como organizar um grande evento em volta da agricultura na freguesia de Muge.

A intenção do PS, passa pela organização anual um Congresso sobre a Agricultura, convidando todos os agricultores do Ribatejo a reflectirem sobre o futuro do sector primário na região, mais concretamente sobre as diversas fileiras da nossa região.

Esta será sempre a forma mais simples de diversificar as iniciativas, descentralizando-as por todas as freguesias, contribuindo para a coesão municipal.

E porque não associar ao Mês da Enguia o Arroz Carolino, afinal de contas o melhor arroz carolino produzido no mundo tem a marca em Salvaterra de Magos, será difícil fazer convergir o melhor que temos no Concelho?

É preciso um rumo, É preciso saber o que se quer. Nós sabemos o que queremos e como fazer. Que diferença?...Está à vista…

Continuamos a ter é um Rumo para o Concelho de Salvaterra de Magos.


Salvaterra de Magos, 25 de Abril de 2008

Nuno Mário Antão
Deputado AR
Vereador CMSM