Não deixe de consultar o Blog dos Vereadores eleitos pelo PS em http://fazerporsalvaterra.blogspot.com - Não deixe de consultar o Blog dos Vereadores eleitos pelo PS em http://fazerporsalvaterra.blogspot.com

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

PS FDS

Reunião de Presidentes de Concelhias do Partido Socialista

Terça-Feira dia 19 de Fevereiro às 21h30m na Sede da Federação Distrital de Santarém do PS

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Notícias - Visita de Deputados ao Concelho

Jornal O Mirante
Edição de 31-01-2008
SECÇÃO: Política
Deputados fazem balanço do estado do concelho após visita a empresas e instituições

Socialistas dizem que falta estratégia de desenvolvimento a Salvaterra de Magos
O deputado do PS na Assembleia da República e vereador da Câmara de Salvaterra, Nuno Antão, considera que o município tem sido objecto de uma gestão “à vista”, sem planeamento a médio e longo prazo. O responsável socialista refere-se em concreto à indefinição face aos vultuosos investimentos previstos para a região, como o novo aeroporto no campo de tiro de Alcochete, o TGV e as plataformas logísticas no Poceirão e em Castanheira do Ribatejo.
O balanço socio-económico do concelho foi feito segunda-feira, após visitas de deputados do grupo parlamentar socialista a instituições e empresas. António Gameiro, Sónia Sanfona, Nelson Baltasar e Nuno Antão foram recebidos pelo director do Centro de Emprego e pela presidente da Câmara de Salvaterra, Ana Cristina Ribeiro (BE). Almoçaram na Escola Profissional de Salvaterra de Magos e visitaram as empresas Portuleiter e Orivárzea, consideradas como modelos.
Ao final do dia, Nuno Antão acusou a maioria camarária de não pensar o concelho a 10, 15 ou 20 anos como têm feito as autarquias de Benavente ou Coruche. “Aqui discute-se o alcatroamento do parque de estacionamento ou a construção do pavilhão desportivo em Foros de Salvaterra.
Quando se sabe que o concelho passou ao lado de uma possibilidade de desenvolvimento em torno do nó da A13 nos Foros - como lutou o Cartaxo durante 20 anos pelo nó da A1 – e não foi adquirido um metro quadrado de terreno que não tenha sido por expropriação”, constata o vereador e deputado.
Nelson Baltasar preferiu salientar que é necessário partir para uma outra organização do território, conjugando a adequação de planos de pormenor e municipais com a nova legislação que está para sair e que irá desburocratizar processos de construção em áreas das reservas ecológica e agrícola. O deputado socialista detecta, no entanto, “alguma falta de ambição do concelho de âmbito territorial e regional”, bem como a ausência de recursos humanos qualificados que é necessário atrair para dar resposta aos desafios que se aproximam e para poder competir com as áreas metropolitanas de Lisboa e Setúbal.

SECÇÃO: Sociedade
28 Janeiro 2008
Deputados querem requalificação de desempregados no Vale do Sorraia
Os deputados socialistas eleitos pelo círculo de Santarém defendem um "plano de requalificação de desempregados e mão-de-obra", que prepare os concelhos do Vale do Sorraia para o impacto "brutal" que terá a construção do novo aeroporto de Lisboa na região.
Nuno Antão, deputado eleito pelo círculo eleitoral de Santarém e vereador na câmara municipal de Salvaterra de Magos - que integra a comitiva que esta segunda-feira visitou o concelho - disse que a deslocação visa avaliar a situação do emprego num município historicamente afectado pelos números do desemprego.
O deputado lembra que os três concelhos abrangidos pelo centro de emprego de Salvaterra de Magos - Salvaterra, Coruche e Benavente - têm uma grande faixa de trabalhadores não qualificados e que a maioria dos desempregados estão na faixa dos 35/54 anos.

LUSA
Nacional

Salvaterra de Magos/Aeroporto: Deputados socialistas querem "plano de requalificação" de desempregados e mão-de-obra
Santarém, 28 Jan (Lusa) - Os deputados socialistas eleitos pelo círculo de Santarém defendem um "plano de requalificação de desempregados e mão-de-obra", que prepare os concelhos do Vale do Sorraia para o impacto "brutal" que terá a construção do novo aeroporto de Lisboa na região.
Nuno Antão, deputado eleito pelo círculo eleitoral de Santarém e vereador na câmara municipal de Salvaterra de Magos - que integra a comitiva que hoje visita aquele concelho - disse à agência Lusa que a deslocação visa avaliar a situação do emprego num município historicamente afectado pelos números do desemprego.
O deputado lembra que os três concelhos abrangidos pelo centro de emprego de Salvaterra de Magos - Salvaterra, Coruche e Benavente - têm uma grande faixa de trabalhadores não qualificados e que a maioria dos desempregados estão na faixa dos 35/54 anos.
Nuno Antão sustenta que é preciso preparar essa mão-de-obra para que a região possa responder ao "grande impacto" que será gerado pelos três investimentos públicos de envergadura previstos para os próximos anos.
"Refiro-me ao novo aeroporto, a construir no concelho de Benavente, ao TGV (linha ferroviária de alta velocidade) e às duas plataformas logísticas, da Castanheira do Ribatejo e do Poceirão, que terão grande influência em todo o Vale do Sorraia", disse.
Segundo salientou, "há grande disponibilidade" para, em conjunto com as autarquias e as associações empresariais, se traçar um "plano de requalificação dos desempregados e da mão-de-obra não qualificada" para que a região responda a esse impacto.
Nuno Antão apontou "estudos internacionais" que apontam para a criação de entre 70.000 a 80.000 postos de trabalho com a entrada em funcionamento do novo aeroporto.
"Tem que haver um esforço enorme de qualificação", frisou.
Os deputados socialistas eleitos pelo distrito reuniram-se hoje de manhã com o director do Centro de Emprego de Salvaterra de Magos e com a presidente da câmara municipal, Ana Cristina Ribeiro (Bloco de Esquerda).
Nuno Antão manifestou a disponibilidade dos parlamentares do PS para colaborarem na resolução de alguns problemas apontados por Ana Ribeiro, nomeadamente a necessidade de desclassificar a estrada nacional 367 para viabilizar um novo loteamento industrial.
À tarde os deputados deslocam-se a duas empresas que consideram "dois bons exemplos" - a Portuleiter, Produtos Metálicos, líder europeu no fabrico de escadotes, e a associação de produtores de arroz Orivárzea.
A Portuleiter é bum "bom exemplo de sucesso", nomeadamente pelo facto de estar a exportar para a China, salientou Nuno Antão.
O deputado referiu contudo as dificuldades que a empresa enfrenta para crescer devido às "regras muito rígidas" do Plano Director Municipal e das reservas agrícola e ecológica.
Nuno Antão referiu ainda que a deslocação de hoje se insere num calendário de visitas aos 21 concelhos do distrito, e que irá prosseguir em Fevereiro com uma deslocação a Alcanena e em Março com uma outra a Coruche.
Estas visitas culminarão com a realização de encontros com os responsáveis das duas comunidades urbanas do distrito.
O objectivo é, salientou, "definir estratégias conjuntas de pressão saudável para ajudar a resolver os problemas que se colocam no distrito, independentemente das divergências partidárias".
O deputado deu como exemplo o consenso alcançado a semana passada na Assembleia da República a propósito da despoluição do rio Alviela.

segunda-feira, fevereiro 04, 2008