Não deixe de consultar o Blog dos Vereadores eleitos pelo PS em http://fazerporsalvaterra.blogspot.com - Não deixe de consultar o Blog dos Vereadores eleitos pelo PS em http://fazerporsalvaterra.blogspot.com

quarta-feira, dezembro 14, 2005

"A Montanha não pariu um rato, pariu uma formiga"

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Grupo de Forcados Amadores de Salvaterra de Magos


O Grupo de Forcados Amadores de Salvaterra de Magos, realiza no próximo dia 17 de Dezembro de 2005, pelas 19.30H no Restaurante "O Escaroupim".

"Num cenário onde a Lezíria e o Tejo se encontram oferecendo uma paisagem sem igual, esperamos proporcionar a todos os ilustres convidados uma cerimónia com um misto de adjectivos que primam pela qualidade.
Nesta grandiosa noite a Associação do Grupo de Forcados Amadores de Salvaterra de Magos, irá prestar justo reconhecimento a Forcados pela prestação e empenho demostrados no decorrer desta temporada e, a Individualidades que pretende congratular pelo apoio e colaboração demostrados, ao que atribuirá as seguintes distinções:


Troféus Temporada 2005


Melhor Pega
Troféu Dedicação
Troféu Revelação
Prémio Agradecimento
Prémio Distinção
Menção Honrosa


Neste dia de Festa, contamos ainda homenagear o Exmo. Sr. Ganadeiro João Ramalho não só pelo amor, paixão e uma vida dedicada à Festa mas também pela contribuição sempre pronta que tem tido para com o Grupo de Forcados Amadores de Salvaterra de Magos, quando é solicitado para tal.
Para o encerramento do certame elaboramos um espectáculo de Fado Amador com fadistas que actuarão com profissionalismo de forma a proporcionar a todos os convidados uma noite memorável."

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Assembleia de Freguesia de Salvaterra de Magos

Amanhã realiza-se uma Assembleia de Freguesia, às 21h no edifício da Junta de Freguesia.

quinta-feira, dezembro 01, 2005

"Água parece coca-cola"

Abastecimento público de Foros de Salvaterra não dá confiança aos consumidores

Água parece coca-cola


A cor acastanhada da água que sai de muitas torneiras em Foros de Salvaterra transmite insegurança aos consumidores.

O líquido que brota de muitas das torneiras em Foros de Salvaterra pouco se assemelha com água. Assim que Paula Salvador, moradora na freguesia, abre a torneira da casa de banho de sua casa para a reportagem de O MIRANTE, o branco do lavatório contrasta com o tom escuro do que deveria ser um líquido cristalino.

Para que a água comece a ganhar uma tonalidade mais condizente é preciso esperar que muitos litros sejam desperdiçados. Mesmo assim, poucos têm vontade de utilizá-la com confiança. Além de deixar manchas nos toalhões de banho, estraga a roupa que é colocada nas máquinas de lavar e mancha a loiça dos sanitários.

“A roupa fica como barro”, assegura Maria Manuela Oliveira, outra habitante da localidade, ao mesmo tempo que mostra uma garrafa pequena de plástico com um líquido negro retirado das torneiras de sua casa.

Na casa de Paula Salvador já se paga apenas o aluguer do contador. A água que abastece o agregado de quatro pessoas provém de um furo de familiares que moram ao lado. “Já enviei amostras ao presidente da junta. Também já as enviei a laboratório particular onde me informaram que a água é considerada potável, desde que contenha desinfectante”, refere incrédula. Diz mesmo que um morador já foi atendido no hospital por beber água alegadamente com excesso de cloro.

Os estabelecimentos comerciais também têm razões de queixa. No Pronto a Comer Bom Apetite, Ana Maria Felício reconhece que, no último mês, a situação melhorou, mas que é hábito receber líquido com tonalidade amarela.

Não muito longe, no restaurante Tira Picos, José Carlos Correia diz que o problema poderá estar nas condutas “que estão cheias de porcaria e quando se liga a água vem tudo atrás, além de notar-se que a água cheira a terra”, garante o empresário.

A situação arrasta-se há alguns anos, segundo vários moradores da localidade.

Junta de Freguesia de Foros de Salvaterra, Câmara de Salvaterra de Magos, assim como a delegada de saúde do concelho têm conhecimento da situação, dizem os moradores. Mas, apesar da qualidade da água, a factura continua a chegar ao fim do mês sem alterações.


Análises nada detectaram

A responsável pela área de Engenharia Sanitária da Sub-Região de Saúde de Santarém referiu a O MIRANTE que as análises microbiológicas efectuadas no concelho de Salvaterra têm estado dentro dos parâmetros da lei.

De acordo com Vera Noronha, apenas uma análise microbiológica efectuada na albufeira de Magos, a 30 de Agosto, registou um valor superior ao permitido. O que foi “contrariado” por análises feitas na Várzea Fresca e Granho Novo, ambas em 5 de Setembro, que se apresentaram conformes.

O mesmo sucedeu com análise realizada na escola de Foros de Salvaterra em 10 de Outubro. Nenhuma apresentou mais que as 200 microgramas por litro, o máximo estabelecido por lei em matéria microbiológica.

Adiantando não conhecer o caso em concreto, Vera Noronha aventa que uma situação possível poderá ser a acumulação de ferro nas condutas públicas ou das casas, apesar das análises efectuadas nada terem detectado.

Vera Noronha reconhece que as pessoas podem não confiar na água devido à sua cor mas que, se estiver dentro dos parâmetros da lei, é considerada potável. Anualmente são realizadas quatro análises microbiológicas e duas análises físico-químicas no concelho de Salvaterra de Magos.

O MIRANTE contactou a Câmara de Salvaterra de Magos para obter a sua posição sobre o assunto mas não obteve qualquer resposta às questões enviadas, via fax, até ao fecho desta edição.

Ricardo Carreira


Mário Soares “encantado”

Candidato presidencial visitou Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo

Mário Soares “encantado”


“Têm umas instalações muito boas”, ia dizendo o candidato a Presidente da República, Mário Soares, durante a visita que fez à sede da Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo (CULT), em Santarém, na segunda-feira à tarde. Soares cumprimentou funcionários, foi fazendo perguntas sobre o funcionamento da comunidade, demostrando que ainda está em grande forma, apesar dos seus 81 anos.

Acompanhado pelo presidente da CULT e da Câmara de Almeirim, José Sousa Gomes (PS), o candidato assistiu ainda a uma apresentação do portal Ribatejo Digital. E no final perguntou qual tem sido o resultado deste projecto. A resposta foi dada pelo administrador delegado da CULT, António Torres, informou que o portal foi apresentado recentemente, mas já tem muitos utilizadores.

Depois de ficar a saber que através do portal na internet é possível localizar casas, serviços públicos, aceder a uma base de dados de hotéis e casas de turismo de habitação ou rural, ou pedir cartas de localização para processos de obras via internet, Mário Soares disse estar “encantado”.

Mário Soares, que durante a apresentação parecia em alguns momentos estar atacado pela sonolência, revelou estar bem desperto quando chamou à atenção para o facto de alguns jornalistas já terem abandonado a sala. “Trazia vários jornalistas comigo e já aqui estão muito poucos. Perdeu-se uma grande oportunidade de divulgar estes projectos” da CULT.

O candidato ficou ainda a saber que na CULT trabalham vários técnicos na elaboração de projectos para os municípios associados: Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

Antes de arrancar para Alpiarça, onde tinha mais uma acção de campanha, Soares dirigiu-se a Sousa Gomes e despediu-se dizendo que tinha acabado de ter “uma grande experiência”. “Não sabia nada do que se fazia aqui. E agora felicito-os pelo trabalho que têm desenvolvido”.

Mário Soares dedicou a segunda-feira ao distrito de Santarém, tendo começado o dia em Rio Maior e acabado a jantar com apoiantes em Almeirim.

30 de Novembro de 2005

MASP 3 e MP3

No passado dia 30 de Novembro o nossa camarada e amigo Mário Soares esteve no distrito, a visita terminou com uma multidão de pessoas a jantar em Almeirim com o candidato.




Hoje foi lançado no distrito o Movimento de Apoio Jovem à Candidatura - MP3. A Chuva não ajudou mas a vontade de ver Portugal em boas mãos foi mais forte