O Partido Socialista do Concelho de Salvaterra de Magos alerta todos os Munícipes para os graves riscos de Saúde que correm, acrescidos pela indiferença e passividade do executivo da Câmara Municipal. A maioria do bloco merece um cartão vermelho. O Concelho de Salvaterra de Magos precisa urgentemente de um Rumo. Com a Saúde Pública a tolerância é zero.
Esta situação só acontece porque ao longo dos últimos dez anos, a única preocupação de quem está no poder foi a de montar uma rede com uma malha fina para não permitir mudança, liberdade e democracia. São dez anos de poder a aplicar as estratégias para manter o poder, mesmo que o custo seja a estagnação do Concelho de Salvaterra de Magos.
I – Toxicodependência
No passado dia 15 de Outubro, o Vereador Nuno Antão encontrou uma seringa numa floreira da Vila de Salvaterra de Magos. O “achado” é a prova de que a Toxicodependência é uma realidade que directamente ou indirectamente afecta-nos a todos… e os seus perigos podem estar logo ao virar da esquina.
A proposta do PS ao executivo é clara. É preciso reagir. A proposta passa por uma campanha de informação/formação junto das escolas, em parceria com os Agrupamentos Escolares e Associações de Pais, pois as crianças são o futuro e são a melhor forma de comunicar com as famílias.
Mais uma vez, a maioria não aceitou a proposta do PS ao afirmar que quem tem o dever e a responsabilidade de fazer este tipo de coisas são os pais das crianças e não a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.
Assim, resta ao Partido Socialista, se nada for feito, lançar durante o mês de Novembro uma forte campanha de informação junto dos agentes locais.
II – Água da Rede
O Vereador Nuno Antão confrontou o executivo com os constantes problemas de aspecto da água nas Freguesias da Glória do Ribatejo e dos Foros de Salvaterra. As queixas multiplicam-se e as actividades de vida diárias mais básicas e elementares dos munícipes destas Freguesias são um tormento e uma incógnita devido à cor extremamente turva da água, típica de região de terceiro mundo.
Perante esta situação, não há uma única palavra no dicionário de língua portuguesa que possa ser dita para tranquilizar a população. Já não servem as desculpas de rupturas, de falta de electricidade, de falta de pressão, de problemas técnicos e que a água é de boa qualidade. Qual é o problema afinal? Ninguém sabe.
A proposta do Partido Socialista passa pela elaboração e execução de um Plano de Acção exaustivo para o efeito, com objectivos e metas, pedindo responsabilidades, e dando sempre conhecimento à população da verdade e solicitando a sua activa participação.
Sentimos que estamos prontos para dar um novo rumo ao Concelho de Salvaterra de Magos. O compromisso será de nos primeiros seis meses de mandato, diagnosticar todas as situações e apresentar e discutir com as populações as prioridades. Contribuiremos assim para uma gestão mais participativa, em que todos saberão os problemas, as soluções e os tempos para os resolver.
Este é o caminho. Este é o Rumo para Salvaterra de Magos.
Partido Socialista
Salvaterra de Magos, 14 Novembro de 2008