Não deixe de consultar o Blog dos Vereadores eleitos pelo PS em http://fazerporsalvaterra.blogspot.com - Não deixe de consultar o Blog dos Vereadores eleitos pelo PS em http://fazerporsalvaterra.blogspot.com

quarta-feira, janeiro 31, 2007

Nota de Imprensa - Poluição na Vala Real

Sendo a valorização do ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável uma das prioridades governativas para o período que se avizinha, o Partido Socialista do Concelho de Salvaterra de Magos, não só condena publicamente o executivo da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, que mais uma vez demonstra uma intolerável falta de respeito pela Zona Ribeirinha do Concelho, como afirma e reafirma que não vai ficar refém da falta de visão e de capacidade do executivo da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos para gerir e dinamizar o investimento do Concelho do qual nunca se tira proveito.

Entendemos que a requalificação das Zonas Ribeirinhas do Concelho de Salvaterra de Magos, não podem ser alvo de abandono após investimento, pois são demasiado importantes para o desenvolvimento integrado do País, a que acresce o facto de tal investimento ser público. A nossa população e nos nossos visitantes não merecem tal desrespeito. É também a pensar nas gerações futuras, que denunciamos a situação que passamos a descrever:

A Vala Real de Salvaterra de Magos alberga hoje uma Marina, onde estão atracadas diversas embarcações particulares. Também na Vala Real se desenrolam aulas de canoagem para escalões de formação e adultos, que durante a semana ali passam algumas horas.

Acontece que a Vala Real está neste momento a ser poluída por esgotos que correm a céu aberto e ininterruptamente para o leito das águas. Esta é uma situação recorrente e grave, que pela sua natureza coloca principalmente em risco a saúde pública e o bem-estar dos utilizadores da Vala Real, por quem a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos tem o dever de zelar.

Independentemente da utilização dada actualmente à Vala Real, o Partido Socialista entende que é perfeitamente injustificável que no Séc. XXI, numa Europa a 27, o nosso Município contribua negativamente para os índices de desenvolvimento do País, tolerando a permanência de esgotos a céu aberto e que nada seja feito para que este problema característico de países de terceiro mundo seja erradicado de vez. A Câmara Municipal devia dar o exemplo no que concerne a boas práticas ambientais e de saúde pública, e neste caso o exemplo dado é o pior possível.

No Século passado, era normal as pessoas livrarem-se dos esgotos fazendo ligações nos quintais de casa ou no rio mais próximo, esperando que a corrente os levasse para longe. Mas estamos no Séc. XXI e devemos preservar o futuro. Com esta falta de actuação e de destreza, o que a Câmara Municipal está é a prestar um mau serviço público e a cometer um atentado às mais elementares boas práticas ambientais.

Pesquisas efectuadas há mais de cinquenta anos concluíram que cerca de cinquenta tipos de infecções podem ser transmitidas pelos esgotos a céu aberto e que essas infecções interferem na saúde pública, principalmente em crianças. O que será necessário fazer mais para que a este assunto seja levado a sério?


Salvaterra de Magos, 31 de Janeiro de 2006
Partido Socialista – Salvaterra de Magos


Anexos: Fotos e Vídeo


Rotura de uma conduta junto à Ponte da Pedra.











Vídeo da descarga entre pontes