Não deixe de consultar o Blog dos Vereadores eleitos pelo PS em http://fazerporsalvaterra.blogspot.com - Não deixe de consultar o Blog dos Vereadores eleitos pelo PS em http://fazerporsalvaterra.blogspot.com

segunda-feira, março 17, 2008

De quinze em quinze dias…

Ele aí está. Chama-se QREN. Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013.

Pois é. Diz o Governo que esta é uma nova oportunidade. Um poderoso instrumento para a modernização da economia e da sociedade portuguesa, a que estão associados quatro grandes palavrões: Concentração, Selectividade, Qualificações e Competitividade. Quatro palavrões considerados fundamentais para o desenvolvimento do país.

Ao ler os palavrões, comentei logo com uns amigos que, a nossa Câmara vai sacar os dinheirinhos todos do QREN pá! É ver para crer! Porquê? Porque são quatro palavrões que se encaixam que nem ginjas na filosofia do actual Executivo Camarário em Salvaterra de Magos.

Tive que ler o documento do Governo com mais calma, pois achei fruta a mais nesta estranha coincidência. E de facto, constatei que para o Governo, a Concentração é para posicionar uma melhor escolha nos investimentos e eliminar a burocracia, a Selectividade é para os investimentos com efeito multiplicador e com sustentabilidade, as Qualificações são para os recursos humanos e para os colocar no local certo, e a Competitividade para nos colocar numa situação mais vantajosa.

Rapidamente, concluí, que afinal, o Executivo Camarário em Salvaterra de Magos, não ia sacar massa coisa nenhuma ao QREN. É que para o Executivo, a Concentração é para manter o poder, a Selectividade é para manter o poder, as Qualificações são uma ameaça ao poder e a Competitividade é um conceito capitalista que atrai ameaças ao poder.

Lá se vai mais uma oportunidade para a nossa ilha…

Saudações,

Marco Cristóvão