Começa a ser incontornável redigir acerca das constantes atribuições do actual Governo ao Concelho de Salvaterra de Magos. Parece-me que não há grandes voltas a dar. Senão, vejamos: Requalificação do Palácio da Falcoaria através do Programa Operacional da Cultura; Balneários do Polidesportivo do Parque Infantil; Requalificação da Escola Secundária de Salvaterra de Magos (em breve). Exemplos não escasseiam.
E depois há aquela situação com o 1º Relvado do concelho, que se encontra ainda por explicar. O que se passa, afinal?
Através de uma gentileza de um doutor amigo, tive acesso a uma cópia da Revista “Vida Ribatejana”, edição de 1950. Escrevia-se à era: “O Clube Desportivo, que se debate com bastantes dificuldades quanto ao seu campo atlético (ndr de jogos) …” Impressionante como uma notícia de 1950 se mantém actual.
Boas notícias: A aprovação, no dia 17 de Março de 2008, em sessão de Câmara (CMSM), do parecer económico-ambiental (não é a esta a sua exacta designação) sobre a localização do novo Aeroporto de Lisboa, ainda que o mesmo tenha sido confirmado em cima do prazo limite, mais concretamente no último dia.
A reunião do PS Salvaterra de Magos, no mesmo dia 17 de Março, em que num primeiro e já bastante produtivo acto da análise dos “1000 Dias” de Ana Cristina Ribeiro à frente da CMSM, se disseram coisas importantes e úteis.
Más notícias: Depois de investidos milhares de Euros no picadeiro edificado junto ao Cais da Vala Real, é triste olhar e ver o estado de perfeito abandono a que chegou esta obra tão recente.
Mais à frente, falando de abandono, a Praia Doce vai passar mais um Verão sem ser devolvida aos Salvaterrenses, depois de obras de requalificação de grande importância e já totalmente inutilizadas. É triste olhar e ver.
O Porto Sabugueiro, última paragem concelhia na requalificação da zona ribeirinha, continua à espera de melhores dias. E os proprietários começam a desesperar e, quiçá, endurecer opiniões. Foi o que me pareceu.
E assim vamos andando.
Nelson Guerra