Não deixe de consultar o Blog dos Vereadores eleitos pelo PS em http://fazerporsalvaterra.blogspot.com - Não deixe de consultar o Blog dos Vereadores eleitos pelo PS em http://fazerporsalvaterra.blogspot.com

quinta-feira, outubro 02, 2008

Solidariedade

A insensibilidade da maioria bloquista em Salvaterra de Magos

Entende o Partido Socialista que, os órgãos autárquicos devem ser promotores e mediadores de uma efectiva solidariedade social. Logo, não podem eximir-se da defesa do bem-estar e qualidade de vida das pessoas e da criação de condições propícias à participação democrática de todos.

Assim, não nos podemos conformar com a insensibilidade e a falta de visão da maioria bloquista de Salvaterra de Magos, que mais uma vez, sacode a água do capote e assobia para o lado, mantendo os munícipes num patamar inferior de qualidade de vida ao não aceitar propostas inovadoras no âmbito da solidariedade social.

Numa altura em que os valores individuais vão ganhando prevalência sobre todos os outros, o PS faz a diferença ao mobilizar-se em torno de grandes causas, propondo o que há de mais generoso, humano e livre, que é ajudar os outros desinteressadamente.

É possível fazer mais e melhor junto dos grupos mais vulneráveis, e a prova disso surgiu nas últimas semanas, com o Partido Socialista a apresentar publicamente três propostas concretas:

(na assembleia de freguesia de 24/09/08)
Protocolos com Instituições de Solidariedade Social, nomeadamente com a Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos, para ocupar as terceiras e quartas idades na limpeza e manutenção dos jardins públicos é uma forma de ocupar quem tem muito tempo e nada para fazer, fortalecendo assim as relações entre gerações e contribuindo para contrariar os sentimentos vividos pelas referidas camadas, como a solidão, demonstrando que ainda são úteis à sociedade e que esta conta com eles.
Este seria um primeiro passo, que complementado com a proposta do PS em 2005 de transformar o ex-mercado diário de Salvaterra de Magos num centro de convívio de idosos e local de ocupação de tempos livres dos mais novos, transformaria de uma vez por todas o afastamento geracional e contribuiria para o bem colectivo, jovens, menos jovens e idosos percebem bem esta proposta e o alcance dela.


(na Câmara Municipal em 01/10/08)
Criação de uma “Linha Amiga”, onde as pessoas pudessem comunicar as suas dificuldades do dia a dia (como por exemplo a dificuldade de mudar uma lâmpada), complementado com a criação de um piquete municipal de apoio à resolução desse tipo de problemas e com a criação de um “Banco do Tempo” onde empresas, empresários e pessoas individuais depositariam o seu trabalho solidário, que seriam utilizados de acordo com os diagnósticos feitos pelos Serviços de Acção social do Município, Comissão de Protecção de Menores e Rede Social. Seria um grande contributo do Município para a resolução dos problemas das pessoas.

O Bloco de Esquerda respondeu! Primeiro, com silêncio, e depois com um conjunto de declarações irresponsáveis tentando justificar o injustificável. Chegou a classificar as propostas como “hilariantes”. Perante este cenário, o Partido Socialista desafia a maioria bloquista a rever a sua posição, e a aceitar as propostas.

A população do Concelho de Salvaterra de Magos percebe as propostas do Partido Socialista, entende o seu alcance e apoia a sua execução.

Temos uma consciência social que, quer queiramos, quer não, se foi formando ao longo da nossa história e que ganhou especial acuidade nos anos que se seguiram ao 25 de Abril de 74, a qual assenta em princípios de solidariedade e de proximidade com aqueles que mais precisam, reclamando da sociedade e de todos nós deveres de cidadania e de respeito para com os mais desfavorecidos.

Salvaterra de Magos, 1 de Outubro de 2008
Partido Socialista – Concelhia de Salvaterra de Magos