Não deixe de consultar o Blog dos Vereadores eleitos pelo PS em http://fazerporsalvaterra.blogspot.com - Não deixe de consultar o Blog dos Vereadores eleitos pelo PS em http://fazerporsalvaterra.blogspot.com

segunda-feira, outubro 27, 2008

sexta-feira, outubro 24, 2008

O MIRANTE

SECÇÃO: Sociedade

PS quer finanças na antiga biblioteca de Salvaterra

O PS de Salvaterra de Magos desafiou o executivo camarário liderado por Ana Cristina Ribeiro (BE) a transformar o antigo edifício da biblioteca municipal de forma a “acolher os serviços de Finanças e os serviços da Segurança Social”. A proposta surge como resposta à ideia do Executivo Camarário de se utilizar o mesmo espaço para a construção de uma Casa da Juventude.

Para os socialistas, o executivo deveria reflectir sobre as propostas apresentadas, tal como fez “com as propostas do PS feitas em 2005”. Num comunicado cheio de críticas, o PS acusa o executivo de “caminhar atrasado em relação ao país” e defende que “o executivo já deveria ter este tipo de questões resolvidas”.

Para a oposição socialista, “não são prioridade para a freguesia de Salvaterra de Magos os espaços lúdico-recreativos a concorrer entre si”, dizendo que a sua proposta permite evitar “mais edifícios vazios com funcionários de braços cruzados”. O PS defende ainda que se poderia construir “uma Casa da Juventude em Marinhais aproveitando a dinâmica das associações existentes”.

terça-feira, outubro 21, 2008

Eleições Federativas

Assembleia Geral de Militantes

Secção de Salvaterra de Magos
Secção de Glória do Ribatejo


Sexta-feira, 24 de Outubro de 2008, das 19h às 23h na Sede do Partido Socialista em Salvaterra de Magos - Rua Dr. Miguel Bombarda, 24.

Secção de Salvaterra de Magos

Lista de Delegados

61195 - César Diogo
90254 - Patrícia Sila
26759 - Marco da Raquel
61206 - Ana Baptista
92024 - Maria Conceição Serafim
51275 - Nelson Rodrigues
110785 - Ana Filipe

Secção de Glória do Ribatejo

Lista de Delegados

27157 - Francisco Madelino
62216 - Cristina Nunes
8646 - Rogério Monteiro
8645 - Francisco Cristovão
84375 - Paula Monteiro

quarta-feira, outubro 15, 2008

Mais e Melhores Serviços

Confrontado com o silêncio do executivo camarário de Salvaterra de Magos sobre uma eventual Casa da Juventude, o Partido Socialista de Salvaterra de Magos desafia o Bloco de Esquerda a direccionar a transformação do antigo edifício da biblioteca municipal para acolher os Serviços de Finanças e os Serviços da Segurança Social, elaborando para o efeito um plano específico para a qualificação das instalações.

Este desafio permite dar mais qualidade de vida aos Munícipes do Concelho, e assenta na proposta do Vereador Nuno Antão, sendo que para o efeito, basta uma negociação com a Administração Central e respectiva intervenção no meio edificado e envolvente.

Dar qualidade de vida aos Munícipes é a visão do PS. Os Munícipes não podem perder tempo a procurar os serviços sociais essenciais, onde por exemplo, podem solicitar o rendimento social de inserção ou os aumentos dos subsídios à maternidade.

Todos sabemos que o concelho de Salvaterra de Magos caminha atrasado em relação ao país. O executivo já deveria ter este tipo de questões resolvidas, e estar a trabalhar em candidaturas ao Quadro de Referência Estratégico Nacional para projectar o Concelho e para promover mais emprego.

À semelhança do que aconteceu com as propostas do PS feitas em 2005, ou seja, transformar a “antiga fábrica do papel” na grande plataforma de serviços municipais (oficinas, estaleiros e parque de viaturas), e de aproveitar o “antigo mercado diário” para criar a “Casa das Gerações” espaço de convívio inter-geracional de múltiplas valências (social, desportiva, cultural e saúde), em que a maioria que gere o Município foi desperta e aceitou as propostas do Partido Socialista, desafiamos mais uma vez a maioria a aceitar a proposta do PS.

Não são prioridade para a Freguesia de Salvaterra de Magos os espaços lúdico-recreativos a concorrer entre si. Não nos podemos dar ao luxo de ter mais edifícios vazios com funcionários de braços cruzados. São sim, precisas políticas de dinamização dos espaços existentes, a desenvolver na Biblioteca Municipal, no Centro de Interpretação e Educação Ambiental e no “Celeiro da Vala”.

Quem deve concorrer entre si são as empresas no sector privado, algo que não existe no Concelho de Salvaterra.

Mais e melhores serviços públicos são objectivos fundamentais para o Partido Socialista de Salvaterra de Magos. Foi por isso que apresentamos uma proposta em 2007, no sentido do Município poder protocolar com a Administração Central a deslocalização dos serviços da Segurança Social e das Finanças para o antigo edifício da biblioteca municipal.

O caminho faz-se caminhando no sentido certo… usando com eficiência o que existe. Investindo menos e melhor. Colocando ao dispor das populações mais e melhores serviços.

Para reflectir… porque não uma Casa da Juventude em Marinhais, aproveitando a dinâmica das Associações existentes?


Salvaterra de Magos, 15 de Outubro de 2008
Partido Socialista – Concelhia de Salvaterra de Magos

terça-feira, outubro 14, 2008

segunda-feira, outubro 13, 2008

quinta-feira, outubro 09, 2008

O Mirante

SECÇÃO: Sociedade

PS de Salvaterra propõe criação de Banco do Tempo para ajudar desfavorecidos

O vereador socialista da Câmara de Salvaterra de Magos e deputado na Assembleia da República, Nuno Antão, propôs na última reunião de câmara a criação no concelho de uma linha amiga e de um Banco do Tempo onde as pessoas que quisessem podiam ajudar quem mais precisa no concelho. A ideia do vereador vem no seguimento das notícias que têm saído na comunicação social, nomeadamente em O MIRANTE, sobre o casal de Foros de Salvaterra a quem a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) retirou os três filhos menores alegando falta de condições de habitabilidade.

“A criação destes dois projectos seria uma forma de o município ter um papel mais activo na resolução de problemas complicados que têm solução. Temos que evitar que mais crianças sejam retiradas aos pais justificadas unicamente, como tem sido publicado, por pobreza das famílias”, afirmou o deputado.

A situação levantou polémica uma vez que a presidente do Município de Salvaterra de Magos, Ana Cristina Ribeiro (BE), desvalorizou a proposta do Partido Socialista não dando resposta à proposta de Nuno Antão. O vereador socialista não gostou de a sua proposta não ter sido discutida o que o levou a afirmar que o silêncio significa que “o executivo municipal se está borrifando para as questões de cariz social do concelho”.

Ana Cristina Ribeiro explicou que não fez nenhuma referência à proposta do vereador socialista uma vez que essa tem sido uma luta constante da autarquia. “Essa preocupação é tão nossa desde a primeira hora que nem valerá a pena estar a fazer publicidade em prol dos mais desfavorecidos. A Câmara de Salvaterra não recebe nenhuma lição de solidariedade uma vez que desempenhamos esse papel no dia-a-dia. Durante muito tempo ajudamos crianças e famílias carenciadas sem termos obrigação de o fazer”, afirmou.

O vereador do BE, João Abrantes, acusou o PS de ser o culpado por existirem, actualmente, cerca de dois milhões de portugueses a viver em situação de pobreza. “Não deixa de ser curioso que o PS primeiro cria a pobreza gerando políticas de baixo rendimento, desemprego e precariedade. Depois vem propor soluções para as câmaras municipais resolverem as questões de pobreza. O governo PS é que tem que resolver um problema que ele próprio criou”, rematou.

quinta-feira, outubro 02, 2008

Solidariedade

A insensibilidade da maioria bloquista em Salvaterra de Magos

Entende o Partido Socialista que, os órgãos autárquicos devem ser promotores e mediadores de uma efectiva solidariedade social. Logo, não podem eximir-se da defesa do bem-estar e qualidade de vida das pessoas e da criação de condições propícias à participação democrática de todos.

Assim, não nos podemos conformar com a insensibilidade e a falta de visão da maioria bloquista de Salvaterra de Magos, que mais uma vez, sacode a água do capote e assobia para o lado, mantendo os munícipes num patamar inferior de qualidade de vida ao não aceitar propostas inovadoras no âmbito da solidariedade social.

Numa altura em que os valores individuais vão ganhando prevalência sobre todos os outros, o PS faz a diferença ao mobilizar-se em torno de grandes causas, propondo o que há de mais generoso, humano e livre, que é ajudar os outros desinteressadamente.

É possível fazer mais e melhor junto dos grupos mais vulneráveis, e a prova disso surgiu nas últimas semanas, com o Partido Socialista a apresentar publicamente três propostas concretas:

(na assembleia de freguesia de 24/09/08)
Protocolos com Instituições de Solidariedade Social, nomeadamente com a Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos, para ocupar as terceiras e quartas idades na limpeza e manutenção dos jardins públicos é uma forma de ocupar quem tem muito tempo e nada para fazer, fortalecendo assim as relações entre gerações e contribuindo para contrariar os sentimentos vividos pelas referidas camadas, como a solidão, demonstrando que ainda são úteis à sociedade e que esta conta com eles.
Este seria um primeiro passo, que complementado com a proposta do PS em 2005 de transformar o ex-mercado diário de Salvaterra de Magos num centro de convívio de idosos e local de ocupação de tempos livres dos mais novos, transformaria de uma vez por todas o afastamento geracional e contribuiria para o bem colectivo, jovens, menos jovens e idosos percebem bem esta proposta e o alcance dela.


(na Câmara Municipal em 01/10/08)
Criação de uma “Linha Amiga”, onde as pessoas pudessem comunicar as suas dificuldades do dia a dia (como por exemplo a dificuldade de mudar uma lâmpada), complementado com a criação de um piquete municipal de apoio à resolução desse tipo de problemas e com a criação de um “Banco do Tempo” onde empresas, empresários e pessoas individuais depositariam o seu trabalho solidário, que seriam utilizados de acordo com os diagnósticos feitos pelos Serviços de Acção social do Município, Comissão de Protecção de Menores e Rede Social. Seria um grande contributo do Município para a resolução dos problemas das pessoas.

O Bloco de Esquerda respondeu! Primeiro, com silêncio, e depois com um conjunto de declarações irresponsáveis tentando justificar o injustificável. Chegou a classificar as propostas como “hilariantes”. Perante este cenário, o Partido Socialista desafia a maioria bloquista a rever a sua posição, e a aceitar as propostas.

A população do Concelho de Salvaterra de Magos percebe as propostas do Partido Socialista, entende o seu alcance e apoia a sua execução.

Temos uma consciência social que, quer queiramos, quer não, se foi formando ao longo da nossa história e que ganhou especial acuidade nos anos que se seguiram ao 25 de Abril de 74, a qual assenta em princípios de solidariedade e de proximidade com aqueles que mais precisam, reclamando da sociedade e de todos nós deveres de cidadania e de respeito para com os mais desfavorecidos.

Salvaterra de Magos, 1 de Outubro de 2008
Partido Socialista – Concelhia de Salvaterra de Magos

quarta-feira, outubro 01, 2008

As respostas do dia...

Hoje na sessão de câmara,
ou silêncio,
ou...

...em breve…
...muito brevemente…
...assim que pudermos…
...na próxima semana…
...na próxima reunião….
...até ao final do ano….

Sem comentários.